17.10.08

EUtnografias

- Vou escrever logo isso antes que me esqueça!

Falei pra mim mesmo me dirigindo rapidamente para o teclado do computador esquecendo sobre a mesa a xícara de café mal tomada. Rolava um sonzinho de fundo, coisa nova que uma amiga tinha me passado.

Certas músicas têm um poder especial. Semana passada um colega me falava que às vezes passava semanas ouvindo certo álbum. Isso também acontece comigo. E ouvi tanto certo cantor que já tem mais de uma semana que um trecho da música não sai da minha cabeça, fica repetindo, repetindo...

Mas não é bem sobre isso que eu queria falar. Eu dizia que certas músicas têm um poder especial. Algumas delas conseguem nos transportar para um tempo, um lugar. É como se voltássemos a viver aquele contexto em que estávamos ouvindo a música. É um tanto nostálgico, eu sei. Talvez por isso que eu não goste tanto. Às vezes sinto que a música ficou datada, embora seja uma ótima canção e que mereça ser revisitada.

Certos odores, cheiros também têm esse poder. Certa vez senti um cheiro que me lembrou algo da infância. E como explicar isso? Simplesmente sabia que aquele cheiro não era algo novo, que fazia parte do meu passado. E quando o senti novamente, me vieram as mais diversas lembranças.

Talvez esse sonzinho que está rolando de fundo agora enquanto escrevo, amanhã não me agrade tanto. Talvez, num futuro próximo, quem sabe, ele me lembre este texto. Me lembre este blog. E assim vou somando, somando, somando... E minha passagem por este mundo vai se transformando numa acumulação auditiva, uma acumulação de odores e outros sentidos.